segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Deus resiste ao Soberbo

“E tornou a enviar um terceiro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; então subiu o capitão de cinqüenta e, chegando, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinqüenta teus servos.
2 Reis 1, 13”

Quando eu era criança, adorava escalar rochas e morros. E quando eu ia à praia, primeira coisa que fazia, depois de entrar no mar é claro, era procurar um lugar para subir. Fosse uma rocha, um monte de pedras ou uma pedra solitária no meio da areia, eu amava escalar. Um dia, entretanto, subi alto demais e encontrei uma enorme dificuldade para voltar, com medo de escorregar e cair na arrebentação que se fazia abaixo.
Percebi então que eu devia ter cuidado ao subir em uma rocha, pois quanto mais alto ia, mais difícil era voltar.
Se há na vida uma atitude que ninguém suporta, certamente é o Orgulho e a Soberba de uma pessoa. Geralmente ouvimos certos comentários como: “Esse daí é nariz empinado” ou “Nossa como ele é metido”, tudo fazendo referências a uma pessoa que se acha o “Centro do Universo” ou o “Umbigo do Mundo”. Se essas atitudes não agradam ao Homem, muito menos a Deus.
Uma das atitudes que Deus nunca suportou e sempre bateu de frente com o Homem, foi o orgulho. Quando somos orgulhosos, esquecemos de tudo a nossa volta e nos focamos somente em nós, em nosso conforto, acomodação e vontades. Ignoramos quem está ao nosso redor, tratamos com desprezo os mais humildes e nos elevamos a uma posição tão alta que o sol passa a brilhar embaixo dos nossos pés.
E é nesse momento que vem a dificuldade de voltar atrás. O Orgulho forma uma barreira tão grande que a pessoa não quer se dobrar a nada, se arrepender ou se humilhar. Nem mesmo perante Deus.
Na passagem acima, houve um rei sobre Israel chamado Acazias. Rei que andou segundo seu coração e que não reconheceu a soberania de Deus. Quis buscar respostas em outros deuses, feitos por homens e, portanto, inúteis.
Deus enviou um profeta chamado Elias para alertá-lo de seu erro e, ao invés de se arrepender, preferiu ser orgulhoso e enviar 50 soldados para capturá-lo. Contudo, a captura foi frustrada por Deus que, pela palavra do profeta, queimou os primeiros 50 soldados e outros 50 que vieram após estes, pois ambos foram tão orgulhosos quando seu rei Acazias. Porém, no terceiro grupo de soldados, o capitão destes foi humilde e reconheceu a soberania de Deus, implorando por sua vida, se humilhando diante do profeta.
Como é suave e agradável a Deus quando o homem se humilha em sua presença e reconhece seu poder. Humilhar-se a Deus não significa “rastejar-se” ou “fazer papel de ridículo” ou então “passar vergonha”, mas significa “Despojar-se de seu orgulho, reconhecê-lo como Deus e adora-lo em espírito e verdade”.
“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”
Busque ter um coração humilde e sincero diante de Deus, isso certamente o agradará!
Não somente houve da parte do capitão uma humilhação perante Deus, mas perante o profeta de Deus também. Da mesma forma, busquemos tratar um ao outro com humildade, amor e respeito, pois isto também agrada a Deus.

Por: Júlio A. B. Souza
02/08/2010     10:35

Um comentário:

  1. E ae Gente!!
    Como sempre, alguém concorda? discorda? qual sua opinião?

    ResponderExcluir